terça-feira, 27 de outubro de 2009




28 Outubro - Greenpeace Portugal na Casa da Horta com projecção sobre a destruição dos oceanos


Desde o dia 16 de Outubro, que a Greenpeace está na estrada para sensibilizar consumidores para as ameaças que os ecossistemas vulneráveis em alto mar enfrentam e pressionar os retalhistas a tomar a liderança e parar de comercializar espécies de peixe de profundidade.
Estão convidados a assistir a este filme que será projectado na Casa da Horta quarta-feira dia 28 de Outubro às 19h. A seguir à projecção teremos um pequeno debate.
Vídeo com Sigourney Weaver alerta para a destruição dos oceanos
“O oceano profundo é o maior ecossistema do planeta, porém, continua amplamente inexplorado. Quanto mais desvendamos os seus mistérios, mais descobrimos o quão único este mundo estranho realmente é”. Sigourney Weaver apoia este vídeo que alerta para a ameaça da pesca industrial a grande profundidade e insta os governos de todo o mundo a adoptar medidas concretas e urgentes que defendam a vida marinha nas profundezas dos oceanos.

Sessão de informação sobre as lutas anarquistas contra os Jogos Olímpicos


Como resposta ao apelo internacional para a Acção Directa e Solidariedade, em 29 e 30 de Outubro, contra os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 no Canadá, o Centro de Cultura Libertária irá organizar uma sessão de informação sobre tema. Essa informação terá por base os vários textos e vídeos disponíveis sobre esta questão, tendo um maior enfoque sobre as temáticas da gentrificação, nacionalismo, colonialização, destruição ambiental ou criminalização da pobreza, todas elas questões levantadas pela realização das Olimpíadas de Vancouver. Esperamos que esta sessão possa motivar um debate sobre os temas nela postos em causa. Contamos com a vossa presença.Mais informação:http://www.blogger.com/%20http://victoriatorch.wordpress.com%20http://www.blogger.com/%20http://no2010.com/http://www.blogger.com/%20%20http://contrelesolympiquesde2010.anarkhia.org/http://www.blogger.com/%20http://www.olympicresistance.netVideo (inglês): http://vimeo.com/4869353%20Centro de Cultura LibertáriaRua Cândido dos Reis nº121 1ºdt. - Cacilhasateneu2000@yahoo.com

Plataforma Anti-Nato


Em reunião realizada em Lisboa a 30 de Setembro, um conjunto de activistas constituiu uma Plataforma Anti-Guerra, Anti-Nato (PAGAN). Trata-se de um movimento anti-militarista que participa na campanha internacional No to War, No to NATO (Não à Guerra, Não à NATO). Motivada pela circunstância de a próxima cimeira da NATO se realizar em Portugal em finais de 2010, a Plataforma foi criada com o propósito de manifestar pública e pacificamente o desagrado dos cidadãos portugueses com as políticas belicistas da NATO.Num comunicado enviado à comunicação social, afirma-se que a PAGAN pretende também ser um veículo de informação sobre as alternativas anti-militaristas de que todos os cidadãos dispõem de forma a não compactuar com os interesses bélicos da NATO.O movimento é aberto a todos aqueles que pretendam afirmar o seu repúdio pela guerra e pelas instituições que a representam e patrocinam.No final deste ano, tem lugar em Berlim um encontro, que reunirá várias organizações anti-militaristas, inserido na campanha No to War, No to NATO. A plataforma agora criada participará no referido encontro.Contactos:PAGAN@sociofonia.orghttp://sociofonia.org/mailman/listinfo/pagan_sociofonia.orgBlog: http://antinatoportugal.wordpress.com/e-mail: antinatoportugal@gmail.com

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

análise ao movimento anti-propriedade intelectual


sáb. 24 outubro 16h00 entrada livre no CASA VIVA. Nesta segunda sessão de Cinema Comunitário de um mês dedicado ao Copyriot serão projectadas as duas partes do famoso documentário Steal this Film, uma análise ao movimento anti-propriedade intelectual produzido pela League of Noble Peers.
Steal this film - part 1 (32' inglês)
Desde 2006, altura em que as autoridades suecas confiscaram os servidores do famoso website thepiratebay.org, que a Suécia está na vanguarda da luta contra os direitos de autor. A primeira parte do filme analisa as diferentes perspectivas na Escandinávia, através de entrevistas aos fundadores do Pirate Bay e Partido Pirata.
Steal this film - part 2 (44' inglês)
Analisando a história do conceito de propriedade intelectual, a segunda parte propõe-se desmistificar a chamada Guerra do Copyright, analisando questões técnicas e ideológicas que definem o discurso sobre os direitos de autor no século XXI.cinemacomunitario.blogspot.com

Ciclo de Cinema Zapatista

Quinta-Feira voltamos ao Ciclo Zapatista mas com algumas alterações no programa.
O filme Autonomia Zapatista não será na quinta-feira como estava programado mas sim no Sábado, dia 24, às 16:30h.
Esta Quinta-Feira vamos ter a visita de um amigo, Manolo Pipas, que passou os últimos tempos em Chiapas e Oaxaca.
Quinta-Feira, 22 Outubro, 22:00h - apresentação do livro de Manolo Pipas “A milpa e o paliacate”. Nos Caminhos do outro México, poemas e crónicas.Manolo é membro do colectivo fugaemrede e no portal do colectivopublicou alguns dos textos que vai apresentar que foram escritos durante as suas viagens.Fez parte do grupo de apoio a indígenas magonistas de Oaxacae da rádio Piratona da ria de Vigo
O livro “A milpa e o paliacate” ilustrado por Eva Castro reflecte sobre o trabalho de um apoiante dos movimentos de Oaxaca, Chiapas e do Vale de Mexico.Os poemas e as crónicas descrevem as comunidades indígenas, a natureza, as antigas culturas, a memória da repressão dos governos, a exploração por parte das multinacionais, a desobediência civil não violenta e o apoio mutuo como sinal de identidade.Sábado, 24 de Outubro, 18:30h - Autonomia Zaptista: otro mundo es posible, 70 min espanhol/tetzal
Num dos comunicados do EZLN (Agosto 2004), o subcomandante Marcos declarou: “Por eso les digo que vengan, que caminen los pueblos y que ahora sí le pongan audio e imagem a este video” Em Janeiro de 2005 a Arte, Música e Vídeo, uma produtora independente, começou uma pesquisa documental sobre a Autonomia Zapatista. Cinco meses mais tarde, visitaram pela primeira vez o território zapatista com o ante-projecto na mão para o apresentar às “Juntas de Buen Gobierno”. Desde então, têm trabalhado em conjunto com as autoridades autónomas documentando os aspectos-chave deste heróico processo das comunidades indígenas organizadas.
Este projecto responde a esse convite por considerar que a autonomia indígena, a realização mais tangível e notável do movimento zapatista, é proposto como uma nova ordem política com base no princípio de mandar obedecendo, mostra ao mundo inteiro a possibilidade de construir novas relações sociais e um novo exercício politico democrático a partir da capacidade criativa de resistência. Em que consiste o projecto de autonomia zapatista, como se está a desenvolver, quais são as suas contribuições, avanços, conquistas e desafios … são algumas das questões discutidas aqui que incorporam a voz dos protagonistas.
Embora o documentário destaque as conquistas e avanços do processo de autonomia zapatista, não podemos ignorar o contexto em que é feito: a ocupação militar, os grupos paramilitares, a pressão e manipulação por parte dos governos federal, estadual e municipal, as ameaças e inimigos permanentes destas comunidades organizadas que, apesar de tudo, avançam e mostram-nos outra realidade.
Aparece e divulga!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

JOGO HISTÓRICO no COVELO -nova data: 17-18 Out. .2009 - FILMAGEM DOMINGO 25 de Outubro

À história da Quinta do Covelo, em Paranhos (Porto)estão ligadas duas datas em que ocorreram episódios do cerco do Porto e da guerra civil entre liberais e miguelistas :-16 de Setembro de 1832 (primeira incursão dos liberais destruindo a bateria de artilharia a ser instalada no Covelo) e 9 de Abril-1833 (última incursão contra a bateria miguelista, entretanto instalada e a bombardear as linhas cde defesa do Porto).
Na impossibilidade de garantir actuais dias de calendário que coincidam com aquelas datas e sejam dias de descanso de fim de semana, o 1ºJOGO tinha sido programado para 19 e 20 de SETEMBRO DE 2009, acabando, por falta de inscrições (ainda se estava a regressar das férias escolares) por ser adiado para os próximos dias 17 e 18 de Outubro (sábado e domingo).
Os objectivos destes jogos: "1-Tornar mais conhecidos os episódios que se prendem com a HISTÓRIA DA CIDADE DO PORTO, nomeadamente com a história das lutas pela LIBERDADE, de todos os tempos. 2-Neste caso, dar a conhecer a um público mais alargado, a história do Cerco do Porto de 1832 a 1833 e as lutas que opuseram os LIBERAIS e os ABSOLUTISTAS, TENTANDO QUE CADA PARTICIPANTE SINTA E ASSUMA O PAPEL dos vários protagonistas destes episódios históricos .3-Transformar os episódios históricos que se prendem com a tomada do “monte do Covelo” em motivo de animação sócio cultural da cidade e numa actividade interessante de ocupação dos tempos livres de jovens (e menos jovens) complementando a acção da Escola e de outras instituições de desenvolvimento da cultura e do saber.4-Contribuir para a defesa , valorização e memorização colectiva histórica do Parque do Covelo, da área envolvente da Freguesia de Paranhos e da cidade do Porto no seu todo."
No sentido de permitir uma larga participação de jovens, não como "espectadores" mas como "jogadores-figurantes-actores",foi pedida a divulgação tanto nas várias associações RNAJ do distrito doPorto, ao IPJ, como ás associações esco/u/tiatas, CNE e AEP , tendo até agora apenas a primeira (CNE)reeenviado a informação da nossa actividade para os seus agrupamentos locais. Por nossa parte, continuamos durante esta e a próxima semana a contactar Escolas e Grupos/Agrupamentos esco/u/tistas locais

INSCRIÇÕES-Pré-inscrição:
terraviva@aeiou.pt -Inscrição efectiva: c/aquisição do REGULAMENTO e MANUAL D@ JOGADOR/A (serve também p/próximos jogos) e particip. OFICINAS DE APOIO (construç. adereços e dramatização) -mediante taxa de particip.9 e.* (7 e. para esco/uteiros -e outros descontos caso a caso ),no pré-fabricado de madeira,na parte mais alta da QUINTA DO COVELO ( entrada R.Faria Guimarães ou R. de Bolama, zona do “Marquês”) TERÇAS e QUINTAS, 16-18.00 h., ( funcionando nos mesmos horáriosas oficinas )na Quinta do Covelo -ou na n/ sede (Rua dos Caldeireiros,213 -Porto -à Cordoaria .
CONTACTEM - INFORMEM-SE - INSCREVAM-SE - PARTICIPEM !
TEMOS SEMANA E MEIA PARA CADA PARTICIPANTE CONSTRUIR A SUA FARDA ,"ARMA" e PERSONAGEM! NÓS AJUDAMOS MAS ...DESPACHEM-SE!(APOIO MAIS EXPEDITO TELEM.: 967694816 - Tentem arranjar já uma caixa de cartão para construir a espingarda e um fato-de-macaco, azul ou castanho, para o "uniforme" . o resto (barretina, correias e cartucheira, baioneta, emblemas, etc.), é fácil de improvisar em cerca de 1 hora e meia ou 2 horas.
BOA RECRIAÇÃO HISTÓRICA! BOM JOGO!
------------------------------------------------ESTE PROJECTO FOI APOIADO PELO PROGRAMA PAJ-Pontual do IPJ------------------------------------------------ATENÇÃO!!! CASTING PARA 100 FIGURANTES (participantes ou não no jogo)DE 20 a 24 de OUT. (terça a sexta) das 13 às 15.00 h. na sede da TERRA VIVA!-R.dos Caldeireiros,213 PORTO (à Cordoaria) ou terça e quinta 20 e 23 de Out. das 16 às 18 h. na parte alta da Quinta do Covelo.

Retirado de: terraviva






O Peixe Morcego Vulcânico Cego