quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Ocupação de fábrica na Venezuela resulta em duas mortes

Trabalhadores venezuelanos ocupavam uma planta da Mitsubishi quando foram subitamente alvejados por balas de fogo usadas na ação da polícia.
A polícia do estado venezuelano de Anzoátegui, no dia 29 de janeiro, assassinou friamente dois operários que participavam da ocupação de uma montadora da Mitsubishi, a MMC. A mobilização dos trabalhadores, iniciada uma semana antes, ocorria em solidariedade aos 135 contratados da empresa terceirizada Induservis, os quais estavam em processo de demissão após a anulação de um acordo entre os patrões decidir pela prescindibilidade de seus serviços.
Em cumprimento de uma ordem judicial que exigia a desocupação imediata da fábrica, a polícia valeu-se de balas letais para varrer os trabalhadores que protestavam no local. Dois homens morreram e um continua gravemente ferido no hospital da cidade industrial de Barcelona.
Em nota oficial, do dia 1º deste mês, o Ministério Público da Venezuela anunciou o pedido de detenção de cinco funcionários da Polícia de Anzoátegui, responsabilizados pelas mortes. Um deles foi indiciado como autor material de um dos homicídios, os demais como cúmplices, e encontram-se, agora, presos na sede da Polícia Municipal de Guanta.
Esse acontecimento está movimentando uma grande corrente de solidariedade internacional. Em meio a ela, há alguns setores que acusam o presidente Chávez e seu governo de serem coniventes com a repressão sofrida pelos trabalhadores. Outros acreditam que a polícia de Anzoátegui, por não ter passado por nenhuma recente reestruturação organizacional, não agiria ainda em conformidade com os princípios da “Revolução Bolivariana”. Paralelo a isso, o fato concreto é que a morte dos dois trabalhadores merece todo o nosso repúdio, qualquer que seja a circunstância.
Pede-se, então, que mensagens de apoio e moções de repúdio sejam enviadas aos trabalhadores e entidades sindicais envolvidas, bem como às autoridades venezuelanas:
Sindicato Nueva Generación - MMC: sindicatonuevageneracion@gmail.com
Governo do Estado de Anzoátegui: despacho@gobernaciondeanzoategui.com
Ver vídeos
- http://www.youtube.com/watch?v=k480YI7OyJM- http://www.youtube.com/watch?v=S_DtKW6G0qA- http://www.youtube.com/watch?v=fWaqZ9bQ53M- http://www.youtube.com/watch?v=Q9D9s7e-j2A

Sem comentários:

O Peixe Morcego Vulcânico Cego