sexta-feira, 16 de abril de 2010


A Plataforma Transgénicos Fora convoca a população a manifestar-se, no dia 17 de Abril a partir das 15h na Praça do Rossio, em Lisboa, contra a proposta de introdução de arroz transgénico na União Europeia. A concentração pretende mostrar que os cidadãos portugueses não querem arroz transgénico produzido e consumido em Portugal. No Porto, a concentração será à mesma hora, na Praça da Liberdade.
Um dos objectivos da Manifesta!, no próximo sábado, é denunciar a tentativa da Bayer de introduzir em Portugal a produção de arroz transgénico para consumo humano. O Governo português ainda não tomou posição, mas se disser sim à Bayer, conforme se teme, será um pequeno passo para todo o arroz português ficar contaminado. Portugal é o país da Europa que mais come arroz per capita. Este cereal representa um pilar central na nossa alimentação e cultura gastronómica.
Os transgénicos ameaçam a nossa saúde e o meio ambiente. Contaminam outros cultivos e destroem a agricultura familiar, agravando a fome no mundo. A coexistência não é possível. Somos consumidores/as e agricultores/as e temos o direito e a responsabilidade de conhecer e decidir como e onde se produzem os nossos alimentos. Alguns dos perigos destes cultivos para o meio ambiente e para a agricultura são o aumento do uso de tóxicos (pesticidas e herbicidas) na agricultura, a contaminação genética, a contaminação do solo, a perda de biodiversidade, o desenvolvimento de resistências em insectos ou os efeitos não desejados noutros organismos. Os efeitos sobre os ecossistemas são irreversíveis e imprevisíveis.
Os transgénicos reforçam o controlo da alimentação mundial por parte de meia dúzia de empresas multinacionais. Os países que adoptaram massivamente o cultivo de transgénicos são agora exemplos crassos de uma agricultura não sustentável. Na Argentina, por exemplo, a entrada massiva de soja transgénica exacerbou a crise da agricultura com um alarmante aumento da destruição dos seus bosques primários, o deslocamento de camponeses e trabalhadores rurais, um aumento do uso de herbicidas e uma grave substituição da produção de alimentos para consumo local.
A solução para a fome e desnutrição passa pelo desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e justas, pelo acesso aos alimentos e emprego de técnicas de agricultura ecológicas. A indústria dos transgénicos utiliza o seu poder comercial e influencia a política para desviar os recursos financeiros que requerem as verdadeiras soluções.
A Manifesta! - que inclui banca informativa, jogos, música e um enorme arroz doce biológico para partilhar :) - integra-se num dia internacional de acção contra os transgénicos, focando-se no actual problema da tentativa de introdução de arroz transgénico em Portugal.
A Manifesta! assinala também o Dia da Luta Camponesa, em memória de 19 camponeses assassinados pela polícia brasileira, durante uma manifestação do Movimento dos Sem Terra, no 17 de Abril de 1996.
http://www.stopogm.net
Mais
Folheto Informativo (pdf)

Sem comentários:

O Peixe Morcego Vulcânico Cego