terça-feira, 4 de março de 2008

Angola e Nigéria fazem desaparecer o preso politico Henry Okah

Desde 3 de Setembro de 2007 que Henry Okah, um jovem e respeitado dirigente da luta no Delta do Níger também conhecido por “jogador silencioso”, está preso em Angola onde foi detido quando regressava à Nigéria procedente da África do Sul. O governo Angolano, provavelmente a pedido do governo Nigeriano e das multinacionais do petróleo operando na Nigéria, deteve Okah e o seu amigo e companheiro de viagem (Capitão Edward Atatah) com pretextos duvidosos. Estes incluem a posse de “livros incriminadores”, corrida ao armamento e apoio a tentativa de golpe de estado na Guiné Equatorial. Devido ao absurdo dos casos fabricados, as acusações ficaram fora dos tribunais angolanos.

Depois de cinco meses nas prisões angolanas, onde os dois foram torturados e lhes foi negado o acesso a advogado, acredita-se que foram extraditados secreta e ilegalmente para a Nigéria em 14 de Fevereiro de 2008. Neste momento o paradeiro de ambos é desconhecido. As tentativas recentes dos representantes legais, para localizar Okah e o seu companheiro, são recusadas pelo governo Nigeriano e teme-se o pior. O Movimento para a Emancipação do Delta do Níger (MEND) emitiu a 29 de Fevereiro um apelo à Associação de Advogados da Nigéria e à Comunidade Internacional para intervirem e obrigarem o relutante governo da Nigéria a respeitar e fazer cumprir a lei. O grupo ameaçou de represálias o governo, os militares e as instalações de exploração petrolífera caso não seja feita a prova de vida de Okah. Os advogados que representam os dois homens vão apresentar uma queixa contra o governo Nigeriano no Supremo Tribunal Federal em Abuja.

O irmão de Henry Okah apresentou as cartas, desviadas do interior da prisão angolana, escritas antes da deportação ilegal de Okah e Atatah para a Nigéria. Carta de Henry Okah http://nyc.indymedia.org/media/2008/02//95121.pdf Carta do Capt. Edward Atatah http://www.phillyimc.org/en/node/66087 Fontes: Comunicados do MEND: http://www.phillyimc.org/en/2007/09/42421.shtml tradução de agualva artigo publicado em: www.indymedia.org

Sem comentários:

O Peixe Morcego Vulcânico Cego