segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Ocupação "Casas Viejas" resiste


Em Sevilha (Andaluzia - Espanha), um importante Centro Social Ocupado e Autogestionado está em luta contra o despejo. O CSOA Casas Viejas é um importante referencial do movimento okupa e dos movimentos sociais em geral. Há seis anos, propriedade de um especulador, desocupados há 20 anos - são palco de atividades sociais, de luta e culturais, tais como: circo, teatro, música, cinema, dentre outras.
O despejo já era esperado e um complexo processo de resistência foi planeiado. Seis ativistas se acorrentaram à blocos de cimento, de uma maneira que elas/es mesmas/os não podem se soltar. O despejo começou pela manhã desta quinta(29) e quatro pessoas foram presas, mas duas continuam acorrentadas no subsolo da ocupação.
Nesse momento há uma grande manifestação na cidade, exigindo a anulação do despejo, e mais importante que tudo, que os advogados e médicos possam falar com os dois companheiros que estão acorrentados e incomunicavéis no subsolo. Não há informações se eles têm acesso a água, comida ou mesmo ar para respirar (a polícia cortou a energia que garantia a ventilação dos túneis).
Vale explicar que "Casas Viejas" é o nome de um povoado que decretou a revolução social e o anarquismo como sistema de organização social, em 1933, e foi brutalmente reprimido pela polícia. A repressão foi tão brutal que o governo mudou o nome do povoado, passando a se chamar "Benalup". Depois do processo de redemocratização o povoado se chama Benalup-Casas Viejas, mas boa parte da populaçao já não sabe mais que isto ocorreu.
Veja o vídeo que os okupas gravaram: "Em caso de despejo"

Sem comentários:

O Peixe Morcego Vulcânico Cego