segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Novas detenções contra o movimento popular de oaxaca


Na manhã dessa sexta-feira, 02/11/2007, a Assembléia Popular dos Povos de Oaxaca (APPO) foi novamente reprimida. A ação policial ocorreu logo no início da manifestação que comemorava um ano da vitória contra a invasão da PFP (Polícia Federal Preventiva) na Cidade Universitária. Alguns manifestantes foram detidos quando elaboravam tapetes comemorativos e um altar às pessoas assassinadas durante a rebelião contra o governador.
A cidade foi novamente invadida por um enorme efetivo policial, o qual era composto por diversas corporações policiais. Sem ordem judicial, a tropa de elite invadiu casas e deteve arbitrariamente. A APPO estima que pelo menos 45 pessoas foram detidas nessa manhã e ainda dois manifestantes foram hospitalizados. Em resposta a repressão, diversos grupos estão pressionando a base de operações da polícia para exigir a libertação dos detidos.
A data, 2 de novembro, ficou marcada pela vitória popular da barricada de "5 Senhores" no ano passado. Após um dia inteiro de ataques da PFP, para tentar restabelecer o poder do governador Ulises Ruiz, a população conseguiu barrar a invasão da Cidade Universitária. A APPO exige a destituição do governador Ulises Ruiz, por cometer crime de lesa humanidade, como as dezenas de desaparições de opositores e uma série de assassinatos realizados pelos esquadrões da morte.

Em um operativo de grandes proporções onde participaram diferentes corporações policiais, dispersou a manifestação pacífica convocada pela APPO sob o marco da batalha do dia 2 de novembro. O operativo começou as 7h27 (am) com o avanço imediato de caminhonetas, caminhões de transporte de tropa, motos, patrulhas, onde transportavam centenas de granaderos, policiais infiltrados e de elite de todas as corporações do estado: União Policial de Operações Especiais, Polícia Municipal, Preventiva e Auxiliar Bancaria. Ostentando violência, detiveram cerca de 45 pessoas de ambos os sexos. Alguns estavam apenas elaborando um altar para os mortos e um tapete comemorativo; mas a grande maioria eram transeuntes. As corporações de elite, sem ordens judiciais, invadiram e buscaram nas casas levando pessoas que são vizinhas do local. 25 detidos encontram-se no quartel da UPOE em Santa Maria Coyotepec, outros na Procuradoria e nas divisões municipais. Dois encontram-se feridos no Hospital Civil. Nas ruas próximas a dos 5 senhores ocorreu uma verdadeira caça as bruxas. Os vizinhos do local saíram em grupos ao centro de operações para exigir que se soltem os detidos. Diantes dos acontecimentos dessa manhça, a direção da APPO e a seção XXI estão reunidas para discutir as ações que serão realizadas em resposta. Lista não completa de detidos: Victor Hugo Oropeza Román López Reyes Ernesto López López Carlos Francisco Esponda Nieto Servando López Gabriel López Santamarina Nazario Martínez Belem Salas Salazar Francisco Oswaldo Gonzáles Lorenzo Sergio Castillo Salas José Maria Arriaga José Gilberto Corres Jiménez Fernando Calderón Cardenas Erick Eduardo Díaz Paul López Sampablo Miguel Martinez Carvalejo Ezquiel. N Nicéforo Urbieta

Sem comentários:

O Peixe Morcego Vulcânico Cego